É praticamente impossível visitar Itajaí e não se encantar pelas belezas naturais da cidade. Cercada por montanhas, por rios e pelo mar, o município catarinense, de economia pujante e destaque em diversos indicadores sociais, encanta também por suas praias. No post de hoje separamos as cinco melhores praias de Itajaí, com dicas sobre cada uma delas e como você pode fazer para aproveitar esse paraíso no litoral norte de Santa Catarina.

1 – Praia do Atalaia

Talvez a mais plural das praias itajaienses, a praia da Atalaia é cercada por muita natureza e pelos molhes da barra, que oferecem uma vista especial dos navios e embarcações que acessam o canal dos portos de Itajaí e da vizinha Navegantes. A praia tem de tudo um pouco: ondas para os surfistas, área mais calma para as famílias e crianças, espaços para a prática esportiva, banheiros, quiosques e, claro, uma combinação de areia e mar que refresca e encanta. Um ponto que merece destaque é a localização privilegiada de dois empreendimentos da D6, muito próximos à Atalaia. Tanto o Sun Coast como o Ocean View ficam a cerca de um quilômetro da praia. Convidativo, não é verdade?

2 – Praia do Geremias

Do ladinho da praia da Atalaia está a de Jeremias. Com águas tranquilas, possui menos estrutura que sua vizinha, mas vale a visita. Com estacionamento próximo e facilmente acessada a pé ou de bicicleta, a praia fica bem perto do Bico do Papagaio, um dos cartões postais de Itajaí.

3 – Praia de Cabeçudas

Com uma boa extensão, Cabeçudas é uma ótima escolha para passar o dia com a família, principalmente pela estrutura oferecida – com bares e restaurantes a poucos metros da areia. Convidativa para uma caminhada ou pedalada, a praia conta ainda com academia ao ar livre, parquinho infantil, chuveiros ao longo da orla e fácil acesso.

4 – Praia da Solidão

Possivelmente a menos conhecida da nossa lista, a Praia da Solidão se esconde entre as de cabeçudas e a Brava (que falaremos um pouco mais na sequência). Isso porque a Praia da Solidão possui acesso difícil, sendo possível somente através de uma trilha – ou margeando as pedras, próximas à água, nos dias de maré mais baixa. Por estas características o espaço acaba sendo menos badalado, sendo perfeito para quem gosta de sossego e tranquilidade.

5 – Praia Brava

Talvez a mais famosa – principalmente para os não nativos -, a Praia Brava conta com ampla estrutura, com bares, restaurantes, casas noturnas e um ecossistema próprio, com tudo que que você precisar. Com ampla extensão, a Brava, como o nome sugere, tem águas agitadas e é amplamente procurada por praticantes de esportes como o surf, kite e wind surf. A Brava destaca-se ainda pela vida noturna e pela proximidade com a vizinha Balneário Camboriú.