Quem busca um apartamento leva em consideração uma série de fatores: histórico da construtora, localização, acabamentos, entre diversos outros pontos. Alguns são fáceis de se perceber desde o início. Outros são invisíveis, realmente imperceptíveis aos olhos. Mas eles fazem toda a diferença no dia a dia. É o caso da acústica. Afinal, de nada adianta um empreendimento com boa apresentação estética, mas pouca funcionalidade.

Você possivelmente conhece alguém que já enfrentou problemas com ruídos – isso se já não tiver morado em um apartamento assim. Nestes casos, o sonho vira pesadelo e tudo incomoda. O barulho que vem da rua, os ruídos dos apartamentos vizinhos, enfim, você sente como se estivesse perdendo privacidade – e, de certa forma, realmente está. E é justamente aí que aqueles pontos invisíveis da obra, que comentamos anteriormente, fazem toda a diferença.

“Em geral, a estrutura de um apartamento é projetada para atenuar o som o máximo possível e impedir que ele se propague entre unidades. No entanto, existem vários fatores que podem afetar a acústica de um apartamento, incluindo a espessura das paredes, a qualidade das janelas, o tipo de piso e a presença de elementos que amplificam ou absorvem o som”, explica Gisele Schenatto, gerente administrativa da D6 Empreendimentos.

O tema da acústica é amplamente verificado e cuidado na D6 Empreendimentos. E no Sun Coast isso não foi diferente. Tudo foi pensado para respeitar as orientações da NBR 15.575 – norma brasileira que regula e define os requisitos de desempenho para edificações habitacionais.

Podemos destacar, entre diversos outros pontos, o uso de manta acústica entre a laje e o contrapiso – que atenua o ruído de impacto para o vizinho logo abaixo. “Utilizamos esquadrias e vidros mais resistentes, tijolos com espessuras maiores e reboco mais espesso como também guilhotina nas portas e lã de rocha acima do forro de gesso nas áreas comuns. Tudo para reduzir os ruídos e sons aéreos, trazendo mais conforto ao cliente”, detalha Gisele.

Qualidade atestada

Mas como saber, na prática, se um apartamento atende os requisitos da NBR 15575? Para isso, as unidades passam, literalmente, por diversos testes. “Realizamos o ensaio entre pisos, de vedações internas e ensaio de fachada. Todos os ensaios realizados estão atendendo a norma 15.575”, comenta Patricia Conolly Liberato (CREA/SC 140059-2), Engenheira Civil e Mestre em Acústica da Engesul Projetos. Estes testes resultam em um laudo. É esse documento que comprova que, para a amostragem testada o Sun Coast está em conformidade com a normativa no que se refere a acústica.

Sobre a NBR 15.575

A NBR 15.575 é a norma brasileira que define os requisitos de desempenho condições de habitação  para edificações habitacionais. A parte acústica da norma estabelece critérios para avaliação da transmissão de som aéreo e impacto sonoro em diferentes elementos de construção, como paredes, pisos e janelas.