Na hora de buscar um imóvel, seja para alugar, comprar ou mesmo investir, vem aquela dúvida: o que é melhor: uma casa ou um apartamento? Pra te ajudar nesse processo, vamos ver as vantagens e desvantagens de cada opção. Aí é só você entender qual se adequa melhor ao seu perfil e pronto! Siga com a gente neste post.

 

Morando em uma casa

Morar em uma casa traz inúmeros benefícios. O primeiro deles é que o espaço é só seu. Se você quiser fazer uma grande reforma, por exemplo, poderá executá-la sem precisar consultar mais ninguém. Você faz as regras em relação a quem entra, sai e também em relação a ruídos. Aqui vale um ponto de atenção: assim como em um apartamento, você vai precisar respeitar as regras vigentes.

 

Então, não adianta morar em uma casa pensando em fazer uma obra até tarde da noite, ou uma festinha com música alta depois das 22h, porque a lei do silêncio independe do local em que você resida.

 

Por falar em festa, se você tiver um terreno e uma área gourmet, poderá reunir seus amigos sempre que quiser, sem precisar reservar o espaço. Se tiver uma piscina, a comemoração fica ainda mais completa.

 

Aproveitando o gancho da piscina, aqui temos uma questão a considerar: os custos gerais de uma casa. Como você é responsável pela área, toda manutenção, das menores até as maiores, vão precisar ser feitas exclusivamente por você. Isso inclui a limpeza, roçada de grama, manutenção de jardins, caixa d’água, piscinas, etc. Isso sem contar possíveis problemas hidráulicos e elétricos.

 

Há também um outro ponto: de tempos em tempos você vai precisar investir na pintura e também na troca das telhas. Vale ter sempre uma reserva financeira só para estes fins.

 

Outra questão é a segurança. Se você passa muito tempo do dia fora de casa, é preciso investir em câmeras, artefatos de bloqueios e outras formas de se manter seguro. São muitos pontos para se pensar, não é mesmo? A seguir você vai ver como é morar em um apartamento. Confira.

 

Morando em um apartamento

Agora é vamos ver como é residir em um apartamento. Antigamente pensava-se que morar em uma residência como essa era sinônimo de menos privacidade – em especial por conta do barulho. Com o avanço da tecnologia, a construção civil evoluiu muito e hoje estas questões são praticamente nulas.

 

O isolamento acústico dos prédios mais modernos, como os construídos pela D6 Empreendimentos, é extremamente avançado. Então, fique tranquilo quanto a isso. Morar em um apartamento é sim sinônimo de tranquilidade e privacidade.

 

Se em uma casa você precisa se preocupar com todo o terreno e estrutura, em um prédio isso não ocorre. Você faz manutenções somente no seu próprio apartamento, com as questões gerais sendo resolvidas diretamente pelo condomínio.

 

Mesmo que você pague por isso, os custos são muito menores do que em uma casa – afinal, há rateio com todos os outros moradores. E como os custos são diluídos, você acaba nunca sendo pego de surpresa. Ah! E com a vantagem de que você ganha tempo, afinal, tudo está sempre pronto e bem conservado, sem que se precise ficar de olho a todo momento.

 

Nos últimos anos, os edifícios residenciais passaram a oferecer muitas facilidades para os moradores, o que é uma outra questão a ser considerada. Há inúmeros prédios com academia própria, por exemplo. Estas facilidades economizam tempo e dinheiro, uma vez que você resolve tudo apenas subindo ou descendo o elevador.

 

Além das academias, muitos prédios contam com piscinas, playgrounds, minimercados e, os com característica de home club, vão além, com quadras, spas e outras facilidades.

 

Muito provavelmente seu prédio também terá uma área de festa. Os empreendimentos mais modernos contam inclusive com áreas temáticas. O Sun Coast, da D6, por exemplo, possui o Clube do Whisky – um espaço único na região. Mais uma vez você vai poder usufruir de uma área completamente pronta, decorada e só esperando que você realize a sua confraternização.

 

Por fim, não podemos deixar de destacar a segurança. Muitos prédios contam com um amplo sistema de vigilância e/ou portaria 24h. Além de garantir um sono tranquilo, você também terá paz ao longo do dia, já que poderá trabalhar – ou mesmo viajar, ficando ausente por um tempo – sem o medo de furtos ou outros problemas.

 

Casa ou apê?

Bom, agora você já conhece alguns pontos das casas e dos apartamentos. Claro que você precisa considerar o que busca, suas necessidades e o que realmente faz sentido para o seu perfil.

 

Esperamos que este texto ajude na sua tomada de decisão. E aí, qual você prefere? Seja qual for a escolha, esperamos que você seja muito feliz em seu novo lar. Até o próximo post!

Deixe um Comentário