Pensando em decorar – ou redecorar – a sua sala, mas acaba se perdendo no meio de tantas ideias? Para te ajudar a organizar os pensamentos e chegar a um resultado realmente satisfatório, separamos cinco pontos importantes que você deve considerar na hora de uma repaginada no ambiente. Vem com a gente!

 

1 – Entenda o seu estilo

 

O ponto de partida aqui é simples: esta é a sua sala de estar! Então, ela precisa ser do seu jeito. Você faz a linha minimalista? Então vamos partir do clássico “menos é mais”. Vai em uma linha mais moderna?

 

Use e abuse da combinação de cores e elementos. Tem um estilo mais rústico? Então os tons de madeira precisam estar presentes. Seja qual for o seu estilo, é ele quem vai ditar toda a sua decoração.


2 – Pense na funcionalidade

 

Nem sempre o mais bonito é o mais funcional. Você precisa pensar em como vai utilizar aquele elemento. Um sofá, por exemplo, precisa se adequar ao seu dia a dia. Se você passa pouco tempo em casa e precisa de algo mais compacto, um modelo living talvez seja uma opção interessante.

 

Agora, se você busca um para se esparramar vendo um bom filme ou série, um modelo mais robusto – talvez até retrátil, reclinável ou no estilo chaise – será a melhor opção. Não esque

 

3 – Invista na tecnologia

 

Você pode controlar todo o seu ambiente usando apenas o seu celular – ou uma assistente virtual, como uma Alexa. Basta você dar o comando e a mágica acontece. Isso vale para absolutamente tudo: acionar o ar condicionado, ligar as luzes, aumentar o volume da televisão ou tocar uma música.

 

Telas retráteis, projetores e um bom sistema de som também podem fazer toda a diferença na sua sala. Crie uma verdadeira experiência e ganhe mais comodidade usando a tecnologia a seu favor.

 

4 – Não esqueça a iluminação

 

Uma iluminação muda por completo um ambiente. Não há certo ou errado. Vale a sua intenção. Hoje, graças a tecnologia, você também não precisa se prender a um único tipo de luz.

 

É possível brincar com luzes quentes e frias, mudando-as por um aplicativo no celular. Utilize também pontos focais, destacando áreas específicas do seu ambiente, ou itens como quadros, por exemplo.

 

5 – Represente quem você é

 

De nada adianta ter um ambiente com cara de imagem do Pinterest se ele não representar seus valores, suas crenças e quem você realmente é. Pra isso, aposte em itens pessoais – e especiais – como quadros, fotos e objetos decorativos  que expressem a sua personalidade.

 

É isso que vai trazer uma maior sensação de aconchego, acolhimento e pertencimento ao seu espaço, fazendo com que você se sinta realmente bem ali. E, no fim, é isso que todos queremos, não é mesmo?

 

Ficou mais fácil visualizar a sala dos seus sonhos? O acompanhamento de profissionais do setor, como arquitetos e designers de interiores pode ajudar bastante nesse processo – inclusive fazendo com que você economize, no final das contas. Afinal, eles conhecem todos os caminhos e vão te auxiliar a deixar o seu ambiente perfeito, minimizando a possibilidade de erros.

 

Vale lembrar que a sua casa é o espaço onde você vai passar boa parte do seu tempo. Então, faz todo o sentido investir na criação de ambientes que prezam pelo conforto, beleza e funcionalidade. Afinal, você, mais do que ninguém, merece esse gesto de carinho.

 

Aproveite para conhecer nossos outros posts, que vão te ajudar com dicas sobre decoração, tecnologia residencial e o mercado imobiliário de modo geral. Até a próxima!